Powered By Blogger

domingo, 3 de julho de 2011

PADRE VITOR COELHO DE ALMEIDA (DE APARECIDA)


O VÍTOR MOLEQUE
Vítor Coelho nasceu na cidade mineira de Sacramento, a 22 de setembro de 1899. Seus pais eram Leão Coelho de Almeida e Maria Sebastiana Alves Moreira. Órfão de mãe aos 8 anos de idade, ficou abandonado na rua, pois o pai, que lecionava na zona rural, não podia cuidar dele e menos ainda sua idosa avó materna. Tornou-se um terrível moleque de rua, comandando o grupo dos moleques de Conquista, MG, onde morava com a avó. Seu primo padre, Cônego Vítor Coelho de Almeida, pároco de Bangu no Rio de Janeiro, que o levou para casa, a fim de educá-lo, não deu conta do recado.

NO SEMINÁRIO
Não suportando mais o moleque, e sem perguntar se ele queria ser padre, internou-o no Seminário de Santo Afonso, em Aparecida, no ano de 1911. No Seminário, Vítor Coelho encontra-se com o Cristo e se converte, assumindo o chamado de Deus para ser missionário redentorista. Emitiu os votos religiosos na Congregação Redentorista, em agosto de 1918.

VÍTOR PADRE
Fez os estudos superiores na Alemanha, onde também foi ordenado sacerdote em 1923. Retornando ao Brasil em 1924, mostrou-se excelente catequista no Santuário de Aparecida e na igreja de Santa Cruz de Araraquara, SP.

NAS MISSÕES
Preparou-se para pregar as Santas Missões com o carismático missionário redentorista Pe. Estêvão Maria Heigenhauser, em 1930, do qual herdou o jeito e a arte de pregar ao povo. Cheio de fé e ardendo de amor e zelo pelos mais abandonadas, entregou-se de corpo e alma à pregação das Santas Missões entre 1931 e 1940.

A DOENÇA
Quando se encontrava no auge da fama de missionário carismático e santo, em agosto de 1940, durante a grande missão de Ribeirão Preto, SP, foi acometido por uma grave crise de tuberculose. Em 1941, interna-se no Sanatório da Divina Providência de Campos do Jordão, onde permaneceu 8 anos em tratamento. Ali, no isolamento e na solidão, qual outro Jardim das Oliveiras, ele aprendeu com o Cristo Sofredor o mistério da dor. Em 1948, já restabelecido, Vítor vem residir em Aparecida, onde Deus lhe indica novo caminho de ser missionário redentorista.

O APÓSTOLO DO RÁDIO
Assumiu o trabalho de evangelização dos peregrinos no Santuário e dos ouvintes da Rádio Aparecida até sua morte, ocorrida a 21 de julho de 1987. Nesse trabalho de missionário do povo ele se santificou. Sua profunda confiança na misericórdia de Deus e na intercessão de Nossa Senhora Aparecida revestiu de força carismática suas pregações, levando as pessoas à conversão pessoal para Cristo e sua Igreja. Vindo a Aparecida, todos queriam ouvir a palavra e receber a bênção do 'santo' missionário redentorista Padre Vítor Coelho.

O VÍTOR SANTO ?
A 12 de outubro de 1998, foi iniciado o processo de sua beatificação. Seus restos mortais (túmulo) se encontram no Memorial Redentorista, situado nos fundos do Convento Velho, ao lado da Basílica Velha, em Aparecida. Seus devotos têm obtido graças extraordinários por sua intercessão. 
 



 
 
MEMORIAL PE. VITOR COELHO



Um comentário:

  1. Apolonia, Nova Bandeirantes MT.Padre Vitor foi e continua sendo (in memoria)o grande exemplo de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida,aprendi muito ouvvindo a consagração,pela radio nacional.

    ResponderExcluir